História

A história da Associação Brasileira de Química teve início quando em 1922, aproveitando-se das comemorações do centenário da independência do Brasil, um grupo de profissionais (farmacêuticos, biólogos, químicos) decidiu realizar o primeiro evento de química no país. Para organização deste evento, fundaram uma associação de classe com o nome de “Sociedade Brasileira de Química”.

O primeiro evento ocorreu em agosto de 1922 com o nome de 1o Congresso Nacional de Química. Essa Associação realizaria em 1937 um outro evento em conjunto com o Congresso Sul-Americano de Química. Em abril de 1939 surgia uma nova associação. Essa só congregava químicos e tinha o nome de “Associação Química do Brasil”. Entre 1941 e 1950 essa Associação realizou sete congressos brasileiros, além de outras reuniões regionais.

O espírito de unidade falou mais alto, e alguns profissionais que eram participantes das duas associações tentavam uma fusão pensando no progresso da química no país. O grande mentor dessa idéia foi Carlos Nabuco de Araújo Junior, o Nabuquinho.

De 1945 a 1951 foram realizadas reuniões com o propósito de fundir as duas associações. Em 10 de agosto de 1951 a Ata de Fusão e Fundação da nova associação foi assinada pelo Prof. Francisco Moura, como Presidente da associação que recebeu nome de “Associação Brasileira de Química”.

Em 08 de julho de 1953 a ABQ foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo decreto 33.254. A ABQ tem sua Administração centralizada em uma sede própria localizada no Rio de Janeiro, embora seus Presidentes possam ser de qualquer estado brasileiro. Existem 14 Regionais da ABQ, instaladas e atuantes (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo). Anualmente, outros eventos – Semanas de Química, Seminários, Cursos, Workshops e Palestras com profissionais do Brasil e do exterior – são realizados pelas Regionais, em seus respectivos Estados.

A ABQ – Regional Goiás teve sua fundação no ano de 1998, tendo como primeiro Presidente o Prof. Dr. Wilson Botter Júnior. A ABQ – Goiás durante este período teve grande atuação na área acadêmica, realizando diversos eventos na Área da Química, tais como Semana da Química e Congressos Científicos.

Galeria dos Ex-Presidentes:

1998/2005 – Prof. Dr. Wilson Botter Júnior

2005/2007: Prof. Ma. Maria Inês Miranda Boaventura

2007/2009: Prof. Dr. Sérgio Botelho de Oliveira

2009/2011: Quím. Me. Luciano Figueiredo de Souza

fevereiro 18th, 2014